Novo Honda City


Em linhas gerais, o City pode ser definido como um meio termo entre o Civic e o Fit. Seu projeto, aliás, foi conduzido paralelamente ao do novo Fit e somente no meio do caminho é que a Honda decidiu utilizar a mesma plataforma. Apesar de aproveitar 60% das peças do monovolume, o visual do City buscou inspiração no Civic.

Mesmo com um entre-eixos 22 centímetros menor que a atual geração do consagrado sedã, os ocupantes encontram mais espaço interno (1,5 centímetros a mais para as pernas dos passageiros de trás) e também no porta-malas (504 litros, contra 340). O interior, por sinal, é bem parecido com o do Fit, mas a Honda teve o cuidado de não fazer nada exatamente igual. O console é exclusivo, feito de plástico prateado que imita alumínio, e o quatro de instrumentos não tem molduras.












Buscando ser uma nova referência entre os sedãs compactos, o City terá seis versões: R$ 56 210 (LX manual), R$ 60 010 (LX automática), R$ 61 650 (EX manual), R$ 65 450 (EX automática), R$ 65 375 (EXL manual) e R$ 71 095 (EXL automática). Desde a opção mais simples, o modelo vem equipado com rodas de liga leve de 15”, ar-condicionado, direção eletricamente assistida, vidros, travas e retrovisores elétricos, chave com abertura e fechamento das portas, alarme, banco com regulagem de altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, CD player compatível com MP3 integrado ao painel e airbag duplo.













Quem optar por ter o câmbio automático no City de entrada pagará R$ 3 800 por isso, um valor baixo se comparado à média de R$ 5 000 cobrada pelo mercado. A seguir, o Honda City EX oferece ao motorista a mais maçanetas e ponteira do escapamento cromadas, retrovisores com luzes indicadoras de direção, volante com acabamento de couro e controles do sistema de som, ar-condicionado automático digital, rodas de 16", controle de velocidade de cruzeiro e freios com ABS (sistema antitravamento) e EBD (distribuidor da força de frenagem). Na top EXL, as novidades são farol de neblina, bancos de couro e comandos do câmbio automático no volante. Não há opcionais, e para ter algum equipamento é preciso subir de versão, seguindo a política da Honda aplicada aos outros carros da gama.

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, injeção eletrônica multiponto
Cilindrada: 1497
Diâmetro x curso: 73 x 89,4
Taxa de compressão: 10,4:1
Potência: 120 cv a 6600 rpm
Torque: 14,8 mkgf a 4800 rpm
Câmbio: automático de cinco marchas, tração dianteira
Carroceria: sedã, 4 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 440 cm; largura, 170 cm; altura, 147 cm; entreeixos, 225 cm
Peso: 1 130 kg
Peso/potência: 9,4 kg/cv
Peso/torque: 76,4 kg/mkgf
Porta-malas/caçamba: 504 litros
Tanque: 42 litros
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Barra de torção
Freios: disco na dianteira, tambor na traseira
Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Pneus: 175/65 R15
Equipamentos: airbag duplo, ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos, volante com ajuste de distância e computador de bordo

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