Palio com Câmbio Dualogic

Pode parecer coisa de gente chata dizer que um câmbio automatizado é bem diferente de um automático. A própria Fiat, na propaganda do Stilo Dualogic, coloca tudo no mesmo balaio e diz que o hatch tem câmbio automático. Mas não é bem assim. Enquanto um automático possui conversor de torque e trens de engrenagens planetárias, ou seja, tem um sistema complexo e caro perto de uma caixa manual, um automatizado nada mais é que um câmbio convencional com trocas realizadas por dispositivos robotizados. É como se você pagasse a alguns “funcionários” para realizarem seu trabalho de pisar na embreagem, passar a marcha e soltar o pedal novamente. Essa é a grande diferença entre automáticos e automatizados como o Dualogic, que estreou no Stilo e chega agora às linhas Idea, Palio e Siena.

Mas esses sistemas são tão mais baratos que os automáticos a ponto de compensarem o investimento? Os trancos nas mudanças chegam a irritar? Dá para dirigir mais esportivamente mesmo com essa demora nas trocas? Há boas e más notícias. As boas dão conta de que o câmbio Dualogic melhorou bastante de um ano e meio para cá, quando o primeiro automatizado do Brasil surgiu no Stilo. O preço também chama atenção (R$ 2 150 no Palio, metade do que se paga por uma caixa automática), mas as desacelerações ainda estão presentes. Neste caso, é uma questão de adaptação: por ser mais barato e menos complexo, um câmbio automatizado tem e sempre terá suas limitações quando comparado a um automático.

No Palio, o câmbio Dualogic custa R$ 2 150 e eleva o preço da versão ELX 1.8 de R$ 35 080 para R$ 37 230. O valor da caixa automatizada da Fiat é R$ 300 inferior aos R$ 2 450 cobrados pelo sistema I-Motion da Volkswagen, que equipa o Polo hatch (a partir de R$ 42 580) e o Sedan (R$ 44 810). A Chevrolet não oferece o Easytronic à parte no Meriva, único modelo da marca a contar com a tecnologia. Para tê-lo, é preciso optar pela versão 1.8 do monovolume, que parte de R$ 46 292.

Mesmo com algumas limitações, o câmbio Dualogic parece ter encontrado no Palio seu carro ideal. Bem casado com o motor 1.8, o sistema não irrita os mais exigentes e atende de forma eficiente quem busca apenas fugir do estresse em congestionamentos.

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