Apaixonado cria réplica do Batmóvel

A paixão pelo Batmóvel levou um mecânico sueco a investir cerca de US$ 1 milhão e mais de 20 mil horas de trabalho para transformar o chassis de um Lincoln Continental de 1973 em uma réplica fiel ao carro do Batman usado nos filmes de 1989 e 1992 dirigidos por Tim Burton.

O carro mostrado esta semana nas ruas de Estocolmo, na Suécia, é equipado com câmeras, TV de plasma, controle de voz, sistema de navegação por satétile e sistema eletrônico de ajuste da altura da suspensão. O veículo tem um motor de 700 cv de potência. O nome do proprietário da réplica não foi revelado.

O Batmóvel original usado nos filmes foi produzido em um chassis próprio para o veículo e tinha motor de 350 cv de potência. O carro teve seis unidades produzidas, sendo que uma delas foi vendida em leilão em maio por cerca de US$ 250 mil.

Mitsubishi Outlander ganha novo visual

A próxima novidade da Mitsubishi a chegar às lojas será o utilitário esportivo Outlander reestilizado e com algumas modificações mecânicas. A previsão é de que as primeiras unidades comecem a ser vendidas dentro de 15 dias com preços bem parecidos com os praticados atualmente (R$ 105.990 na versão 2.4 e R$ 129.890 a V6). O novo visual segue o estilo adotado no esportivo Lancer Evolution e inclui frente totalmente remodelada, com desenho mais agressivo e novos componentes, como faróis, capô e grade frontal. Na linha 2010 também serão adotadas rodas de aro 18 polegadas e a lista de equipamentos disponíveis será maior e com itens mais sofisticados.

Um deles fica por conta do sistema que controla o carro em subidas e descidas (Hill Start Control) nas versões equipadas com câmbio automático e com tração integral, que agora passa a estar disponível com controle eletrônico, que distribui a força do motor entre os eixos e evita que o carro saia de lado em pisos escorregadios. Além disso, o interior recebeu novo painel e volante com apelo mais esportivo, além de som de alta fidelidade, de 710 watts e entrada USB na versão XLS, que ainda pode vir com câmera que ajuda nas manobras, entre outros itens. No conjunto mecânico, o motor V6 ganhou 10 cavalos, chegando a 230 cv.

Mitsubishi apesenta o PX-MiEV

A Mitsubishi apresentou as primeiras imagens e informações a respeito do PX-MiEV, carro-conceito que será um dos seus destaques no Salão de Tóquio, agendado para a segunda quinzena do mês de outubro. O modelo é um crossover híbrido, cujo design deve antecipar as linhas de seus futuros utilitários.

O modelo conta com um novo sistema híbrido desenvolvido pela marca japonesa, cujas baterias também podem ser recarregadas via tomada. Ele conta com um motor 1.6 de quatro cilindros, que pode movimentar diretamente as rodas, ou, também, funcionar como gerador para as baterias que alimentam as unidades elétricas.

O sistema híbrido seleciona automaticamente o modo de funcionamento de acordo com as condições de rodagem e a energia remanescente nas baterias, de modo a extrair, sempre, o máximo de eficiência dos motores elétricos e a combustão.

O modo totalmente elétrico possui autonomia de 48 quilômetros - a carga pode ser feita através de tomadas comuns, de 110 ou 220 volts -, permitindo, para deslocamento urbano, seu uso em modo 'zero emissões'.

Quando a bateria cai a um nível de carga predeterminado, entra em ação o sistema hídbrido, em que o motor a combustão é acionado para alimentar as baterias. Quando o veículo está em velocidades mais altas ou quando o motorista exige reações rápidas via acelerador, entra em ação o modo híbrido paralelo, em que o motor a combustão passa a tracionar diretamente as rodas dianteiras.

Toyota vai lançar o novo SAI

Toyota SAI sairá da prancheta antes do final deste ano. O próximo híbrido sedã da gigante japonesa, que utilizará o mesmo conjunto de motores do Prius, deve ser apresentado no próximo dia 20 de outubro, no Salão do Automóvel de Tóquio de 2009.

Se por dentro o Toyota SAI utiliza o coração do Prius, por fora ele roubará a roupagem do HS Lexus 250h apresentado no Salão de Detroit no início deste ano. Com isso, a empresa japonesa colocará um modelo hibrido entre o Toyota Prius e o Camry Hybrid.

O empecilho para que o Toyota SAI comece a vender a todo vapor é o fornecimento de baterias. Segundo fontes ligadas a Toyota, a produção das “pilhas” está totalmente voltada à demanda do Prius.

O hatchback movido por propulsor térmico e elétrico foi lançado em 1997. Atualmente ele usa um motor a gasolina de 1,8-litro, com quatro cilindros em linha, de 99 cv a 5.200 rpm, com variação de abertura das válvulas. Já o motor elétrico, que conta com 28 módulos de baterias, tem 81 cv de potência. A potência gerada pelos dois motores é de 137 cv. O torque máximo do motor a combustão é de 141 Nm. Já o torque máximo do elétrico é 207 Nm.

Honda EV-N compacto com visual retrô

Para divulgar seus avanços no campo de motorizações alternativas, a Honda levará para o Salão de Tóquio (24 de outubro a 4 de novembro) o que ela chama de “HELLO! Zone”. Trata-se de uma ala dedicada a demonstração de produtos diferenciados e ecologicamente corretos e protótipo para o futuro. Um deles é o pequeno EV-N, modelo muito semelhante aos compactos AZ600 e N600, produzidos pela marca japonesa no final da década de 60, que se vale do visual retrô e motor elétrico alimentado por baterias de íon de lítio recarregáveis em tomadas de energia convencionais.

Concebido para transportar quatro passageiros, o EV-N tem uma construção simples, porém eficiente. Seu painel mostra ao motorista somente o necessário, velocímetro e tela de navegação GPS. O conceito ainda permite a personalização da cabine com a troca dos revestimentos dos assentos, facilmente alijáveis. Na fileira traseira, há ainda a possibilidade de rebater os assentos, abrindo espaço para bagagens. Outro destaque e o compartimente especial na porta do motorista para carregar o banco monoclico UX-3, outra novidade da Honda na HELLO! Zone.

Seguindo ainda a postura de mobilidade sustentável, o carrinho da Honda possui pneus de baixa resistência de rolagem, que minimiza o esforço do motor, e painéis solares do teto, que fornecem eletricidade para o funcionamento das funções eletrônicas do veículo.