GM Volt - Revolucionando o consumo!

As expectativas sobre o carro eléctrico que está a ser construído nas oficinas de Detroit da General Motors começaram terça (11/08/09) a ser desvendadas. O novo líder executivo da empresa, Fritz Henderson, quis impressionar o mundo, ao desvendar os baixos consumos de gasolina que terá o Chevrolet Volt quando se lhe acabar a bateria eléctrica.

Em circuito urbano, o novo Volt precisará de pouco mais de um litro (1,2 para ser concreto) para fazer 100 quilómetros.

O Volt só vai estar à venda no final do ano, e as estimativas de custo que são conhecidas revelaram que deverá custar quase o dobro do Prius, da Toyota, que é o veículo híbrido mais vendido em todo o mundo.

Mas não é só no processo de fabricação que a General Motors quer inovar. A GM vai arrancar com uma experiência de vendas no site do eBay que permite que os potenciais compradores possam aceder directamente às ofertas e mesmo negociar a melhor proposta junto de mais de 220 revendedores da GM na Califórnia.
Alguns elementos, como a grade dianteira e os faróis, guardam semelhança com o protótipo. Na traseira, as lanternas que invadem a tampa do porta-malas também apresentam as mesmas linhas básicas do carro-conceito. Já o interior, revelado pela primeira vez, é futurista, com um moderno console central que incorpora o computador de bordo com tela sensível ao toque e o sistema de som.

O painel digital também exibe um desenho inovador, contrastando com o restante dos elementos da parte interna, que parecem vindos de modelos de outras marcas. Mas é a motorização o grande destaque do Volt. Equipado com a tecnologia E-REV, o carro pode contar com o auxílio de um motor a combustão – que pode ser abastecido com gasolina ou E85 – em grandes distâncias.

O propulsor gera eletricidade suficiente para impulsionar o veículo, aumentando a sua autonomia e recarregando a bateria elétrica ao mesmo tempo. Além disso, o carro pode ser recarregado em tomadas de 120 volts ou 240 volts. Segundo a GM, a bateria do Volt está pronta para o uso após um período de três a oito horas, sendo que o valor gasto com eletricidade para a recarga é de aproximadamente 80 centavos por dia. Com o motor elétrico, o Volt gera uma potência equivalente a 150 cv e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. O carro deverá ser produzido em Detroit dentro de dois anos, mas os preços ainda não foram anunciados.

0 comentários:

Postar um comentário